2014

– Workshop do projeto IDI&DNP [16 de dezembro]
– IV Seminário de I&DT: cooperar para inovar [24 e 25 de novembro]

Formulário de candidatura

– II Jornadas de divulgação do projeto PRODER 18660 [23 e 24 de outubro]

– II Jornadas de divulgação do projeto PRODER 18660 [23 e 24 de outubro]

– VI Encontros de Portalegre [8-10 de setembro]
– International Conference on Green Chemistry and Sustainable Engineering [29-31 de julho]
– Workshop InovEnergy [22 de julho]

– International Congress on Water, Waste and Energy Management [16-18 de julho]
– Seminário CPCJ Arronches: prevenir para proteger [27 de junho]

– Conferencia Internacional “Direitos Humanos e Serviço Social em tempos de mundialização do capital” [2 de junho]

– Conferência “Envelhecimento e sociedade” e lançamento do livro “Medicina paliativa – uma abordagem sociológica [2 de junho]
– Lançamento do e-book “Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto” [2 de junho]

– Exibição do Filme “Vida Activa” [29 de maio]

– 1.º Encontro de Literatura Infantil e Educação [26 de maio]

– Conferência (Re)Inserção Social [21 de maio]

– III Semana “Somos todos iguais – AGIR PARA INCLUIR” [19-22 de maio]
– Jornadas de Animação Sociocultural [15 de maio]
– II Jornadas sobre a Família [15 de maio]

As normas para apresentação de posters estão disponíveis aqui.

– Seminário de Média e Sociedade [7 de maio]
– Seminário Inovação e Mecanização Agrícola [2 de maio]

Estão abertas as inscrições, até ao dia 29 de abril, para o Seminário Inovação e Mecanização Agrícola, que vai realizar-se no dia 2 de maio, em Estremoz e que conta com a participação de investigadores da C3i-IPP.

– Quotidianos de trabalho em cuidados paliativos: Uma abordagem sociológica [7 de abril]

A apresentação dos resultados do projeto “Construindo caminhos para a morte: uma análise de quotidianos de trabalho em cuidados paliativos”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), coordenado pelo investigador da C3i Alexandre Martins, que vai decorrer no próximo dia 7 de abril, no Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre.

– Jornada de apresentação do projeto MITTIC [20 de março]

No dia 20 de março, uma equipa de investigadores da C3i, participou na Jornada de apresentação do projeto “MITTIC – Modernização e Inovação Tecnológica com base nas TIC em setores estratégicos e tradicionais”, que decorreu em Badajoz.

O investigador Valentim Realinho apresentou o subprojecto “Plataforma de gestão de resíduos de biomassa” que visa o desenvolvimento de um sistema informático capaz de gerir os resíduos de biomassa.

– Apresentação de propostas para a criação de Núcleos de Investigação da C3i [data limite: 15 de março ]

O prazo para apresentação de propostas para a criação de Núcleos de Investigação que teve início a 1 de dezembro de 2013 foi prorrogado até ao dia 15 de março de 2014.

De acordo com o número 2, do Artigo 3.º, do Regulamento da Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação, aprovado pelo Conselho Geral em 29/06/2012, “Entende-se por núcleo qualquer estrutura de desenvolvimento de trabalhos de I&DT e prestação de serviços numa determinada área científica, com objetivos bem definidos, que conta com pelo menos 5 membros integrados e que não é acreditada por nenhuma entidade nacional ou estrangeira.”

Para formalizar a proposta de criação de núcleo é obrigatório o cumprimento dos seguintes requisitos e o preenchimento deste formulário:

– Identificar os Recursos Humanos: incluir, no mínimo, 5 membros integrados e 10 colaboradores (ver n.º 2, do Art.º 4ª do Regulamento da C3i), anexando os respetivos Currículos (versão resumida, que inclua a produção científica mais relevante);

– Definir os objetivos do Núcleo: apresentar os objetivos gerais e específicos do Núcleo, de forma clara e sucinta;

– Identificar as linhas de investigação: descrever as principais linhas de investigação e os respetivos responsáveis;

– Identificar os projetos: enumerar os projetos nos quais participaram/participam, relacionados com os objetivos e com as linhas de investigação do Núcleo, bem como as prestações de serviços à comunidade, os projetos de consultoria técnica e científica e os projetos de intervenção;

– Identificar as parcerias: listar as entidades com as quais pretendem estabelecer parcerias;

– Referir as iniciativas de divulgação científica a desenvolver;

– Mencionar a produção científica prevista (número de publicações);

– Incluir o Plano de Atividades e cronograma de ação: elaborar um Plano de Atividades para dois anos que contemple também um cronograma das ações a desenvolver.

As propostas serão avaliadas por um júri, constituído especialmente para o efeito, que integra:

– o Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre

– o Coordenador Institucional da C3i

– 1 membro da Comissão Científica do Conselho Académico

– 4 personalidades externas:

– Professor Doutor Mário Costa – IST/UTL (Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa)

– Professor Doutor Wilson Abreu – ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto)

– Professor Doutor Pedro Aguiar Pinto – ISA/UTL (Instituto Superior de Agronomia/Universidade Técnica de Lisboa)

– Professor Doutor Luís Baptista – CESNOVA-UNL (Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa)

O júri pode, se entender, solicitar mais esclarecimentos, além dos documentos entregues em fase de candidatura.

Nota: os Núcleos atuais (BioEnergia e NEISES) devem seguir os mesmos procedimentos e cumprir os requisitos estipulados.

É favor consultar o Regulamento da C3i, aprovado em 29/06/2012 pelo Conselho Geral do IPP.

As propostas devem ser formalizadas através do envio dos documentos em suporte digital para o e-mail c3i@ipportalegre.pt ou entregues pessoalmente na C3i.

– C3i tem novo Coordenador Institucional [11 de fevereiro]

2013

– Workshop Regional de Matchmaking [4 de dezembro]

No âmbito do projeto Redes de Inovação da Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), em parceria com três associações empresariais, entre as quais a Associação Empresarial da Região de Portalegre NERPOR, realizou-se no dia 4 de dezembro, nas instalações da ESTG-IPP, um workshop onde foi efetuada uma apresentação detalhada do IPP e da sua estrutura de I&DT, por forma a permitir às empresas participantes conhecer as competências, tecnologias e serviços que a C3i disponibiliza.

– A C3i esteve na ENOVE + [28, 29 e 30 de novembro]

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro a C3i participou em mais uma edição da ENOVE + que decorreu no pavilhão desportivo de Nisa.

A par da divulgação dos projetos em curso, a C3i aproveitou o evento para dar a conhecer as áreas nas quais faz prestações de serviços.

– Workshops do projeto “PROVALUE” [26 de novembro]

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho organizou dois workshops sobre valorização de resíduos da indústria agroalimentar, em Guimarães e em Portalegre, respetivamente nos dias 19 e 26 de novembro. A iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto PROVALUE – Promoção e capitalização de soluções de valorização de resíduos na indústria agroalimentar do sudoeste europeu, cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do Programa Interreg IV B SUDOE.

Estes eventos centraram-se na capitalização de resultados de um projeto anterior – VALUE – relacionado com o desenvolvimento e transferência de tecnologias de valorização de resíduos agroalimentares, desenvolvido pela maioria dos atuais parceiros PROVALUE. Foram também um espaço para apresentar outros casos de estudo de sucesso, feitos por entidades dedicadas à investigação, aplicação e comercialização de tecnologias de valorização de resíduos de diversos subsetores agroalimentares. Pretendeu-se ainda selecionar duas empresas nacionais para a realização gratuita de um estudo ad hoc contemplando a valorização de um resíduo agroalimentar do interesse da empresa.

Mais informações em www.cvresiduos.pt

– Jornada de Divulgação do Projeto PRODER 18660 [18 de outubro]

Decorreu na Escola Superior Agrária de Elvas, no dia 18 de outubro, a Jornada de divulgação do projeto PRODER 18660 “Colheita, conservação e valorização de germoplasma de poejos e coentros no Alentejo”.

O evento visou a apresentação dos trabalhos realizados no âmbito do projeto e contou com a participação de técnicos da Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura.

No final realizou-se um workshop sobre “Recolha e Conservação de Sementes pelos agricultores” que foi dinamizado pelo hortelão José Mariano Fonseca.

– V Encontros de Portalegre [16, 17 e 18 de setembro]
– Subprojecto Alimentação Saudável distinguido com Menção Honrosa nos “Prémios SPESE” [11 de novembro]

O Subprojeto Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre (RITECA II) foi distinguido, com Menção Honrosa, no II Concurso Nacional de Boas Práticas em Saúde Escolar, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar (SPESE).

A apresentação pública decorreu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, no dia 11 de novembro.

Mais informações em http://www.spese.com.pt

– Ações formativas do projeto SATFOR [10, 11 e 12 de setembro]

Local

Escola Superior Agrária de Elvas

Descrição

As ações formativas estão previstas dentro do Grupo de Tarefas GT4, do projeto SATFOR, para serem executadas com equipas de combate de incêndios de Portugal. A formação será realizada ao longo de três sessões em setembro (dias 10, 11 e 12).

O número de pessoas que integram a formação será de 45 de entre os Corpos de Bombeiros do distrito de Portalegre, Bombeiros Canarinhos (ANPC) e Chefes de equipas de Sapadores Florestais (AFN).

Objetivo

O objetivo das ações formativas é o conhecimento das aplicações desenvolvidas no âmbito do projeto SATFOR, dirigidas não só à capacidade e treino dos combatentes mas também à própria gestão e monitorização das ações de combate de incêndios florestais.

Serão testados os ajustes realizados para o combate de incêndios no ambiente de fronteira e analisados outros necessários para uma melhor adaptação da plataforma de formação a diferentes grupos.

Programa

09:00-09:30 Presentación del proyecto SATFOR / Apresentação do projecto SATFOR

09:30-10:30 Uso de la Plataforma de entrenamiento virtual / Uso da plataforma de treino virtual

10:30-10:45 Pausa

10:45-12:45 Ejercicio práctico multiusuario / Exercício prático multiusuário

12:45-13:00 Análisis del ejercicio / Análise do Exercício

13:00-14:30 Almuerzo / Almoço

14:30-16:30 Demostraciones SatforMAP, EmeRA y SatforMedia / Demonstrações SatforMAP,EmeRA e SatforMedia

 
– iPerasmus [31 de agosto a 14 de setembro]
– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [20 de junho]
– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [11 de junho]
– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [5 de junho]
– III Seminário Nutrição Bovinos de Carne [31 de maio]

O projeto Nutrição de Bovinos de Carne, cofinanciado pelo FEADER no âmbito do PRODER, que teve início
em junho de 2010 e
terminou no dia 31 de maio de 2013, organizou o seu III Seminário para assinalar o encerramento do
projeto, onde participaram cerca de 200 produtores, oriundos dos distritos de Portalegre, Évora e
Castelo Branco.

– Bioenergia Portugal [23, 24 e 25 de maio]

Bioenergia Portugal – Exposição & Congresso Internacional | 23, 24 e 25 de maio de 2013

A primeira edição da Bioenergia Portugal realizou-se nos dias 23, 24 e 25 de maio, nas instalações do NERPOR, e integrou uma Mostra Tecnológica que contou com a participação de mais de 40 expositores de vários países europeus.

A Bioenergia Portugal contou também com um conjunto de atividades paralelas, incluindo sessões técnicas, workshops, visitas técnicas e um Congresso Internacional.

O I Congresso Internacional de Bioenergia, integrado na Bioenergia Portugal teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e contou com mais de 140 participantes.

O programa do Congresso contemplou três conferências plenárias, foram apresentadas mais de 40 comunicações e cerca de 50 posters. Os investigadores do IPP participaram com cerca de 20 trabalhos científicos (comunicações e posters), divulgando projetos de investigação e trabalhos desenvolvidos no âmbito de mestrados.

– Jornadas de Valverde de Leganés [23 e 24 de maio]

As Jornadas de Valverde de Leganés, que contaram com o apoio e a participação de investigadores da C3i-IPP, realizaram-se nos dias 23 e 24 de maio, na Casa da Cultura de Valverde de Leganés, em Badajoz.

Os investigadores António Calha, Miguel Arriaga e Raul Cordeiro venceram o 1.º prémio de Melhor Poster Científico, com o poster “Prevalência da solidão e depressão na população idosa residente na zona histórica da cidade de Portalegre”.

– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [22 de maio]
– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [14 de maio]
– V Jornadas de Assumar_Qualidade em Saúde Mental: a gestão, a promoção e as parcerias para a mudança [26 e 27 de abril]

V Jornadas de Assumar_Qualidade em Saúde Mental: a gestão, a promoção e as parcerias para a mudança

Decorreram, nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, as V Jornadas de Assumar sobre Qualidade em Saúde Mental: a gestão, a promoção e as parcerias para a mudança.

Esta iniciativa contou com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre, da Escola Superior de Educação, da Escola Superior de Saúde e da Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação.

– Portugal e Espanha testaram tecnologia para combate a incêndios no âmbito do projeto SATFOR [24 de abril]

Realizou-se na manhã do dia 24 de abril um exercício de simulação de incêndio florestal transfronteiriço em Valência de Alcântara/Marvão, no âmbito do projeto de investigação SATFOR “Desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para a melhoria, prevenção, eficácia e segurança na extinção de incêndios florestais” desenvolvido pela empresa Tragsa (empresa pública especializada no desenvolvimento do meio rural, conservação da natureza e serviços de emergência), pela Tragsatec, pela Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre e pelo Centro de Investigação Florestal de Lourizán da Xunta de Galicia.

O teste foi realizado por equipas de combate a incêndios de Espanha e de Portugal que foram distribuídas por uma área aproximada de 940 ha, num raio de cerca de 15 km e que obedeceram às instruções do Posto de Comando Português e Espanhol, localizado nos antigos postos transfronteiriços. O objetivo foi testar a tecnologia desenvolvida durante o decurso do projeto de investigação em telefones móveis com localizador GPS associado, e/ou tablets e smartphones (Android). A participação das equipas e meios envolvidos no exercício foi coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil de Portugal, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha e pela Junta de Extremadura.

No período da tarde realizou-se um seminário com todos os envolvidos no simulacro com o objetivo de fazer o balanço do exercício, tirando conclusões, sobretudo dos aspetos a melhorar.

– Encontro sobre “As Redes na Conservação e Utilização dos Recursos Genéticos Vegetais” [23 de abril]

No âmbito do projeto RITECA II realizou-se, no dia 23 de abril, nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas, o Encontro sobre “As Redes na Conservação e Utilização dos Recursos Genéticos Vegetais”, organizado pelo IPP, pela Consejería de Empleo, Empresa e Innovación del Gobierno de Extremadura, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV-Elvas) e pelo Centro de Investigación Finca La Orden.

Dezenas de especialistas europeus assistiram ao encontro que teve como objetivo demonstrar a importância estratégica dos recursos genéticos vegetais na agricultura e na alimentação.

– Rádios Locais em Portugal – 25 anos. O Jornalismo e os Jornalistas [18 de abril]

Realizou-se no dia 18 de abril o encontro sobre “Radios Locais em Portugal – 25 anos – O jornalismo e os jornalistas”, organizado pela Área Científica de Jornalismo, Comunicação e Tecnologias de Informação da Escola Superior de Educação.

– Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco [10, 11 e 12 de abril]

As Jornadas de Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco realizaram-se na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, nos dias 10, 11 e 12 de abril.

– Seminário no âmbito do Projeto Rede Rural [10 de abril]
10 de abril – Associação de Regantes e Beneficiários de Caia, Elvas
14 de maio – Associação de Beneficiários do Roxo, Montes Velhos, Aljustrel
22 de maio – Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre
5 de junho – Associação de Beneficiários da Obra da Vigia
11 de junho – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), Quinta da Saúde, Beja
11 de junho – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), Quinta da Saúde, Beja
– Seminário: “Educar e Viver em Igualdade de género: uma tarde para refletir” [9 de abril]

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre e a Comissão para a Igualdade de Género organizaram, no dia 9 de abril, no Auditório da ESEP, o Seminário: “Educar e Viver em Igualdade de género: uma tarde para refletir”.

– Encontro Ibérico sobre a melhoria pré e pós colheita de Frutas e Hortaliças [6 e 7 de março]

No âmbito do projeto RITECA II realizou-se, nos dias 6 e 7 de março, nas instalações do Instituto Tecnológico Agroalimentario de Extremadura (INTAEX), em Badajoz, o “Encontro Ibérico sobre melhoria pré e pós colheita de Frutas e Hortaliças”, organizado pelo IPP e pela Consejería de Empleo, Empresa e Innovación del Gobierno de Extremadura.

– Participação na ENOVE + [28 de fevereiro, 1 e 2 de março]

A C3i participou na ENOVE +, Feira de Emprego e Empreendedorismo, que decorreu em Campo Maior nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março de 2013.

– Sessão de esclarecimento sobre os Vales Inovação, Energia ou Ambiente e Empreendedorismo [19 de fevereiro]

Decorreu no dia 19 de fevereiro nas instalações da NERPOR uma sessão com o objetivo de divulgar as novas modalidades de financiamento até 75% disponibilizadas pelo QREN para potenciar a atividade das empresas.

Temas abordados:

– Portalegre rumo ao desenvolvimento;
– Financiamento direcionado para a pecuária, a agricultura, a indústria, o comércio e outras atividades dinamizadoras para Portalegre;
– Vale Inovação, Energia ou Ambiente e empreendedorismo – o que são? Como concorrer?;
– Casos de sucesso de empresas que aderiram aos Vale;
– Incentivos à Internacionalização.

– Conferência “A pretexto da crise: a dualização das políticas sociais e os seus efeitos?” [10 de janeiro]

A Conferência A pretexto da crise: a dualização das políticas sociais e os seus efeitos? foi proferida, pelo Prof. Doutor Luís Capucha, no dia 10 de janeiro, na Escola Superior de Educação de Portalegre.

Foi também apresentado, no mesmo dia, o livro Parceiros em Rede – Estratégias territorializadas para o desenvolvimento local nas áreas do emprego e formação de João Emílio Alves.

– Conferência “Investigação em Saúde Hoje” [4 de janeiro]

Decorreu, no dia 4 de janeiro, na Escola Superior de Saúde a Conferência Investigação em Saúde Hoje.

2012

– Alimentação Saudável em destaque na SIC [11 de dezembro]

PROJETO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

– III Seminário de I&DT “Valorizar o Saber, Criar Oportunidades” [6 e 7 de dezembro]

Valorizar o saber, criar oportunidades” foi o tema para o III Seminário de I&DT, organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, que teve lugar nos dias 6 e 7 de dezembro no Auditório Dr. Francisco Tomatas e no Anfiteatro E1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre, com o objetivo de estimular a reflexão e a partilha de trabalhos de investigação.

Investigadores, docentes e mestrandos do Instituto Politécnico de Portalegre apresentaram comunicações sobre as seguintes temáticas:

a) Arte e Cultura

b) Economia, Gestão e Marketing

c) Educação e Formação

d) Energias e Materiais

e) Média, Tecnologias e Comunicação

f) Populações e Saúde

g) Sistemas Sustentáveis de Agricultura e Ambiente

h) Território, Desenvolvimento e Turismo

Comissão Organizadora:

Paulo Brito

João Alves

José Nunes

Raul Cordeiro

Catarina Dias

Mª Catarina Martins

Colaboração:

Alexandra Palmeiro

Paula Reis

Comissão Científica:

Alexandre Martins

Amélia Marchão

Anabela Oliveira

Avelino Bento

Bruno Dionísio

Filomena Martins

Isabel Machado

João Emílio Alves

João Leitão

Joaquim Mourato

José Rato Nunes

Luís Bonixe

Luís Cardoso

Mª del Rosario Bonmati

Mª Elisabete Mendes

Mª Graça Carvalho

Mª José D. Martins

Mário Martins

Nicolau Almeida

Noémia Farinha

Nuno Chuva Vasco

Orlanda Póvoa

Paulo Brito

Ricardo Braga

O ebook com as Comunicações apresentadas no III Seminário de I&DT pode ser descarregado aqui, ou consultado em modo de leitura, separado em dois volumes:

Volume 1

Volume 2

– Workshop_Centros de Saber: Produção de Conhecimento e Informação para o Setor Empresarial [27 de novembro]

Decorreu no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre, no dia 27 de novembro, o segundo workshop, no âmbito da prestação de serviços de consultoria especializada, designada “Consolidação do Estado da Arte da Oferta dos Centros de Saber ” desenvolvida pelo C3i à ADRAL.

O workshop pretendeu divulgar num primeiro momento o trabalho desenvolvido pelo projeto Alentejo Invest (promovido pela ADRAL e apoiado pelo Programa INALTENTEJO, eixo da Capacitação Institucional), apresentar as especificidades dos Centros de Saber do Alto Alentejo e deu a conhecer casos de sucesso de empresários da região e a sua relação com os Centros de Saber. Num segundo momento contou com a presença de dois técnicos do Programa Operacional do Alentejo – INALENTEJO, com a apresentação das principais linhas de apoio de financiamento ao nível do Sistema de Incentivos – QREN para o investimento empresarial.

– IPP e Autoridade de Gestão do INALENTEJO assinam contratos de financiamento [12 de novembro]
– Nutrition Awards 2012: “Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre” recebe Menção Honrosa [16 de outubro]

No passado dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação, em cerimónia que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, o Projeto “Alimentação Saudável nas Escolas do Concelho de Portalegre” (sub-projeto do RITECA II) recebeu a 2ª Menção Honrosa na categoria de Iniciativa de Mobilização no Nutrition Awards.

Estiveram presentes na cerimónia o Presidente do IPP, Joaquim Mourato, a Coordenadora do projeto, Margarida Malcata, e os investigadores do projeto Fernando Rebola e Hermelinda Carlos.

– Matchmaking Research [10 de outubro]

Realizou-se no dia 10 de Outubro de 2012, no Instituto Politécnico da Guarda, o evento “Matchmaking Research” com o objetivo de promoção de parcerias em projetos de investigação científica entre os diferentes investigadores pertencentes às instituições que compõem a Politécnica. No evento, organizado pela Politécnica – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro, participaram vários investigadores do C3i/IPP que apresentaram 18 projetos de investigação em curso no IPP.

– Programa “Mundo Novo”_TSF [15 de outubro]

Programa “Mundo Novo”_TSF [15 de outubro]

– C3i participou na 2.ª Conferência da UASnet [29 de setembro a 2 de outubro]

O C3i/IPP participou na 2.ª Conferência da UASnet – Universities of Applied Sciences Network que decorreu de 29 de setembro a 2 de outubro no Instituto Politécnico de Bragança.

Foi um momento de partilha de experiências e de divulgação do trabalho desenvolvido ao nível das relações externas e ao nível dos projetos em curso no C3i.

– 60 investigadores reuniram na ESTG-IPP [19 e 20 de setembro]

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre apoiaram a realização de reuniões de trabalho no âmbito da Forest Energy Action (COST ACTION FP0902), nas quais participaram investigadores de 25 países da União Europeia, do Canadá, Nova Zelândia, Rússia, Austrália e África do Sul.

Este projeto, financiado pela União Europeia, é coordenado pela IrRADIARE Science for evolution®, Lda. e teve início em Outubro de 2009. Tem como principal objetivo explorar as potencialidades da biomassa no contexto energético e homogeneizar práticas e terminologias ao nível europeu (contando, no entanto, com participações de investigadores de países não-europeus). Uma ideia reforçada pelo Coordenador Institucional do C3i e investigador do projeto, Paulo Brito, e pelo Diretor Técnico da AREANATejo, Tiago Gaio, que salientaram a importância detas ações para a região e para o Instituto Politécnico de Portalegre.

– IV Encontros de Portalegre [17, 18 e 19 de setembro]

Realizaram-se nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre, os IV Encontros de Portalegre – A Democracia, Promessas, Utopias e (Des) Ilusões: Dilemas e Disputas nas Arenas Públicas, cuja Conferência de encerramento esteve a cargo do Dr. Mário Soares.

Nos IV Encontros de Portalegre foram debatidas várias linhas científicas e programáticas e contaram com a participação de investigadores portugueses e estrangeiros, cujos objetos de pesquisa cruzam diferentes problemáticas, desde a saúde à educação, passando pela solidariedade social e o território.

Na tradição dos três encontros já realizados, a ênfase foi colocada nos projetos de pesquisa que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa – alguns dos quais em colaboração científica com docentes do Instituto Politécnico de Portalegre – enquadrados num programa de investigação já fortemente alicerçado e denominado «Controvérsias, Vulnerabilidades e Reconhecimentos em Mundos Plurais». Acresce que o trabalho realizado, segundo a matriz científica da Sociologia Pragmática, conta já com um número considerável de dissertações de mestrado, teses de doutoramento, projetos de post-doc e de investigação, alguns em curso e outros já concluídos.

– Programa “Mundo Novo”_TSF [13 de julho]

Programa “Mundo Novo”_TSF [13 de julho]

Programa “Mundo Novo”_TSF [19 de junho]

Programa “Mundo Novo”_TSF [19 de junho]

– I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea [11 e 12 de junho]

Subordinado ao tema A Mulher na Literatura e Outras Artes, o I Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea (consultar o cartaz), promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, com o apoio do C3i, decorreu nos dias 11 e 12 de junho.

Foi um espaço de discussão e reflexão em torno das questões de género nas literaturas de expressão portuguesa contemporâneas, nomeadamente no que à autoria e às representações literárias do feminino diz respeito.

Convocando diferentes olhares e diferentes perspetivas teóricas, metodológicas e culturais, o Congresso permitiu partilhar experiências de leitura e resultados de investigação nas áreas que lhe estão correlacionadas, dando a conhecer textos e autores contemporâneos de língua oficial portuguesa que concedem o protagonismo e dão voz a diversas figurações do feminino. Permitiu, igualmente, identificar semelhanças e dissonâncias nas formas como essas representações da figura feminina se concretizam no interior dos textos.contemporâneos de língua oficial portuguesa que concedem o protagonismo e dão voz a diversas figurações do feminino. Permitirá, igualmente, identificar semelhanças e dissonâncias nas formas como essas representações da figura feminina se concretizam no interior dos textos, e assim retirar ilações de âmbito mais geral.

– Workshop “Consolidação do Estado da Arte da Oferta dos Centros de Saber” [6 de junho]

Decorreu no dia 6 de Junho de 2012, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre, uma sessão de apresentação do trabalho de consultoria especializada, designada “Consolidação do Estado da Arte da Oferta dos Centros de Saber”, enquadrada no projecto ”Alentejo Invest”(apoiado pelo Programa INALENTEJO, eixo da Capacitação Institucional), no âmbito de uma prestação de serviços do Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i) à ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo

A sessão de abertura esteve a cargo do Coordenador Institucional do C3i, Paulo Brito, que salvaguardou a importância deste trabalho de consultoria para o interior do centro de investigação e a necessidade de haver uma forte articulação entre os centros de saber do Alentejo, mais concretamente do Alto Alentejo, e o tecido empresarial ou futuros investidores. Uma perspectiva defendida pelo Vice-Presidente do IPP, Albano Silva, que realçou a necessidade de existirem estes diagnósticos para o desenvolvimento de estratégias e aproveitamento de sinergias, quer ao nível de recursos qualificados quer de equipamentos.

O workshop contemplou a apresentação do diagnóstico dos centros de saber na NUT III – Alto Alentejo, pela investigadora do C3i, Paula Reis, que abordou, num primeiro momento, alguns indicadores em termos da actividade de I&D da região Alentejo no contexto nacional, em termos de despesa e recursos humanos (investigadores) por região e sector de execução, que culminou com os resultados do levantamento dos centros de saber do Alto Alentejo – um conhecimento ao serviço das empresas, com uma forte referência ao tipo de I&D e acções de intervenção dos mesmos, entre outros aspectos.

Num segundo momento, foram apresentados três testemunhos de ex-alunos do Instituto Politécnico de Portalegre, que criaram o seu próprio negócio e disponibilizam uma série de serviços ao sector empresarial. Um momento de reflexão sobre os percursos realizados pelos responsáveis da empresa: Cafe – Consultoria Agro-Florestal e Espaços Verdes, Lda; Canto da Página – Comunicação e Serviços, Lda e R10IN (REDESIGN). Um traçado por um investimento académico e uma posterior passagem para o mundo empresarial, com algumas anotações em termos de dificuldades sentidas e estratégias desenvolvidas, como por exemplo a ligação destes jovens empresários aos centros de saber.

Programa “Mundo Novo”_TSF [05 de junho]

Programa “Mundo Novo”_TSF [05 de junho]

– I Congresso de Estudos Rurais do Norte Alentejano [31 de maio e 1 de junho]

Decorreu nos dias 31 de Maio e 1 de Junho o I Congresso de Estudos Rurais do Norte Alentejano, iniciativa organizada conjuntamente entre a ESEP, a ESAE e o CESNOVA, com o envolvimento directo do C3i, na qual se discutiram diferentes perspectivas e ângulos de análise sobre a ruralidade e as suas actuais reconfigurações.

As comunicações apresentadas cruzaram olhares disciplinares de diferentes quadrantes e especialidades, incluindo as questões do património, do turismo, da cooperação transfronteiriça, da arte e da cultura rural, da agricultura e ambiente e, por fim, da animação territorial.

O objectivo principal foi o de congregar contributos, que se esperam decisivos, para uma reflexão e uma intervenção estratégica sobre as condições, as possibilidades e as oportunidades de desenvolvimento dos territórios rurais nos próximos anos.

O ebook com as comunicações apresentadas no I Congresso Internacional de Estudos Rurais pode ser descarregado aqui, ou consultado em modo de leitura, aqui.

– Projeto “Nutrição Bovinos de Carne” no SIAG [28 e 29 de março]

A equipa do projeto “Nutrição Bovinos de Carne” participou no SIAG – Salão Internacional de Agro Negócios, em Santarém, nos dias 28 e 29 de março.

– C3i presente na ENOVE+ [1, 2 e 3 de março]

O C3i esteve presente na ENOVE + que decorreu nos dias 1, 2 e 3 de Março, em Sousel.

2011

– Workshop C3i [24 de novembro]

Decorreu no dia 24 de Novembro de 2011 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão o Workshop C3i destinado a investigadores, docentes, empresários agro-industriais e agricultores, que contou com o apoio da ADER-AL, da Clarke, Modet & Cº e do IAPMEI.

– Workshop “Protecção da propriedade intelectual e industrial [28 de setembro]

Decorreu no dia 28 de Setembro de 2011 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão o Workshop “Protecção de propriedade intelectual e industrial”, organizado em parceria com o IAPMEI.

– Workshop “Cooperação C3i – Comunidade Local/Sociedade Civil” [20 de junho]

Com o principal objectivo de criar uma dinâmica interactiva entre o Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i) do Instituto Politécnico de Portalegre e as Organizações da Comunidade Local, numa acepção lata, integrando entidades públicas, privadas e do designado 3º Sector da economia social, decorreu, no dia 20 de Junho de 2011, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre um workshop intitulado “Cooperação C3i – Comunidade Local/Sociedade Civil”.

Com o principal objectivo de criar uma dinâmica interactiva entre o Centro Interdisciplinar de Investigação e Inovação (C3i) do Instituto Politécnico de Portalegre e as Organizações da Comunidade Local, numa acepção lata, integrando entidades públicas, privadas e do designado 3º Sector da economia social, decorreu, no dia 20 de Junho de 2011, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Portalegre um workshop intitulado “Cooperação C3i – Comunidade Local/Sociedade Civil”.

– Projecto TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária)

– Projecto Observatório do Turismo do Alentejo

– Projecto: Redes de Cooperação Inter-organizacional – uma aposta na competitividade

– Projecto Indicadores de Saúde

– Projecto OBSERVAA (Observatório do Alto Alentejo)

– Workshop “Cooperação C3i – Comunidade Local/Sociedade Civil” [20 de junho]

Decorreu no dia 11 de Maio de 2011 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão o Workshop C3i destinado a investigadores e empresários locais.

– Workshop C3i [13 de abril]

Decorreu no dia 13 de Abril de 2011 na Escola Superior de Educação o Workshop C3i destinado a docentes e investigadores do IPP.

– C3i na Enove+ [23 e 24 de março]

O C3i participou na ENOVE + que decorreu nos dias 23 e 24 de Março, no Centro de Negócios Transfronteiriço em Elvas.

– Workshop C3i [13 de janeiro]

Decorreu no dia 13 de Janeiro de 2011 no Auditório dos Serviços Centrais do IPP o Workshop C3i destinado a docentes e investigadores do IPP.

2010

– II Seminário de I&DT “Consolidar o conhecimento, perspectivar o futuro” [6 e 7 de dezembro]