Período de candidatura: 15 de fevereiro a 30 de março 2023
https://www.fct.pt/candidaturas-ao-programa-restart-abrem-a-15-de-fevereiro/
O programa RESTART destina-se a promover a igualdade de género e de oportunidades, através do financiamento competitivo de projetos individuais de I&D em todos os domínios científicos, no montante máximo de 50 mil euros e com uma duração de execução de 18 meses, quando realizados por investigadoras ou investigadores que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção. Alinhado com políticas públicas nesta área, o RESTART abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, os casos de licenças parentais partilhadas, as quais privilegiam a igualdade na prestação de cuidados e a partilha das responsabilidades familiares e durações de licença.
Calendário provisório de concursos FCT 2023
Calendário provisório disponível em https://former.fct.pt/concursos/docs/CalendarioConcursosFCT_2023.pdf
ERC – Synergy Grant (ERC-2023-StG)
Apoio a um pequeno grupo de dois a quatro Investigadores Principais para abordar conjuntamente problemas de investigação ambiciosos que não puderam ser resolvidos pelos Investigadores Principais individuais e pelas suas equipas que trabalham sozinhas.
ERC – Proof of Concept Grant (ERC-2023-PoC)
As Bolsas Proof of Concept visam facilitar a exploração do potencial de inovação comercial e social da investigação financiada pelo European Research Council e estão, por isso, disponíveis apenas para os Investigadores Principais cujas propostas se baseiem substancialmente na sua investigação financiada inicialmente pelas Bolsas ERC.
ERC – Consolidator Grant (ERC-2023-CoG)
Apoio aos excelentes Investigadores Principais na fase de carreira em que ainda possam estar a consolidar a sua própria equipa ou o seu programa de investigação independente.
ERC – Advanced Grant (ERC-2023-AdG)
Apoio aos excelentes Investigadores Principais na fase de carreira em que já são líderes de investigação estabelecidos com um historial reconhecido de investigação realizada.
A Comissão Europeia aprovou dia 13 de dezembro o Programa Interreg Sudoe VI-B 2021-2027 que se beneficiará de uma contribuição do FEDER de 115,6 milhões de euros e de um orçamento total de 154,2 milhões de euros.
O texto da primeira convocatória de projetos do Programa
Interreg Sudoe 2021-2027 está disponível e pode ser consultado em https://www.interreg-sudoe.eu/prt/sudoe-2021-2027/primeira-convocatoria.
Convocatória aberta de 1 a
31 de março.
- PRIMA Secção 1 – 2023 (https://prima-med.org/submit-
your-project/thematic-area-1- , https:water-management-2023/ //prima-med.org/submit-your- , https:/project/thematic-area-2- farming-systems-2023/ /prima-med.org/submit-your- e https://prima-med.org/project/thematic-area-3-agri- food-value-chain-2023/ submit-your-project/elementor- ).8551/
Data limite: 22 de março 2023 (pré-propostas) e 6 de setembro 2023 (proposta completa)
Áreas temáticas: Gestão da Água, Sistemas Agrários e Fileira Agroalimentar - Prima Secção 2 – 2023 (https://prima-med.org/submit-
your-project/section-2-multi- )topics-2023/
Data limite: 29 de março 2023 (pré-propostas) e 13 de setembro 2023 (proposta completa)
Áreas temáticas: Gestão da Água, Sistemas Agrários e Fileira Agroalimentar. - PRIMA WEFE NEXUS Award (https://prima-med.org/submit-
your-project/prima-wefe-nexus- )award-2023/
Data limite: 22 de maio de 2023
Período de candidaturas: 15 de março a 05 de abril de 2023.
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” anuncia a abertura de um concurso para apoiar projetos de investigação em Ciências Sociais em que sejam utilizados dados de inquéritos quantitativos sobre os fatores de vulnerabilidade na infância, em Portugal.
Cada projeto selecionado receberá até um montante máximo de 30.000 euros (incluindo impostos aplicáveis).
Data limite de candidaturas: 31 de março de 2023
Estão abertas as candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023. Prevê-se a atribuição de 1450 bolsas de doutoramento, das quais 400 serão alocadas a uma linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas, que podem demostrar a sua manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos (lista já publicada e com atualização permanentemente).
Mais informação em
–Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico
Convite à manifestação de interesse para instituições não académicas
Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Perguntas e Respostas