
Foi aprovado o projeto TransCoTec Plus, resultado de uma candidatura levada a cargo pelo consórcio composto pelo Politécnico de Portalegre, Politécnico de Tomar (IPT) e Politécnico de Santarém (IPS).
As ações de disseminação previstas, no âmbito deste projeto, visam capacitar profissionais e estudantes em novas tecnologias e metodologias de inovação, elevando as competências técnicas e contribuindo para a adaptação tecnológica.
Os parceiros promovem, com este projeto liderado por Olinda Sequeira do IPT, a aproximação entre o meio académico e empresarial, potenciando a inovação nas empresas através da partilha de conhecimento e experiências, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia local e nacional.
O projeto TransCoTec Plus, financiado pelo FEDER através do Programa COMPETE2030 – Inovação e Transição Digital, representa um investimento elegível global de 719.243,22€, dos quais 242.431,70€ são atribuídos ao Politécnico de Portalegre. Com início a 1 de junho de 2025 e término a 30 de maio de 2027, o projeto tem como investigador responsável, no Politécnico de Portalegre, o Professor Artur Romão.
O TransCoTec Plus está alinhado com a Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI), bem como com as políticas europeias de inovação e desenvolvimento tecnológico.
