Luís Calado, técnico superior do Politécnico de Portalegre, defendeu ontem, dia 17 de setembro, a sua tese de doutoramento no Campus Las Lagunillas da Universidade de Jaén, tendo obtido a classificação máxima atribuída pelo júri. O trabalho, intitulado “Tratamiento y valorización de residuos endógenos vía gasificación térmica para producción de biocombustibles y energía”, foi avaliado por um painel presidido pelo professor Ángel Mena Nieto, da Universidade de Huelva.
A investigação desenvolvida por Luís Calado na BioBIP Energia, incidiu no potencial dos resíduos para a produção de energia sustentável, explorando processos de conversão que transformam desperdícios em gases renováveis, promovendo a sua circularidade. O estudo destacou-se ainda pela aplicação em tecnologias como as Células de Combustível de Óxido Sólido e os motores dual fuel, posicionando a bioenergia e a valorização de resíduos como pilares fundamentais para a transição rumo a uma matriz energética mais limpa e eficiente.
Com este reconhecimento, o Politécnico de Portalegre vê reforçado o seu papel na promoção de investigação aplicada e de excelência, que contribui para responder aos desafios da sustentabilidade e da transição energética.

