A evolução do Acesso Aberto no Instituto Politécnico de Portalegre
A política sobre Acesso Aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de revisão científica, devem ser depositadas num dos repositórios em acesso aberto do RCAAP logo que possível, de preferência por altura da aceitação da publicação. É permitido um período de embargo, depois do qual todo o conteúdo das publicações deve ser livremente disponível e sem custos para o utilizador.
O Instituo Politécnico de Portalegre integrou o RCAAP em 2011, com um total de 15 documentos depositados. Até maio de 2024 já foram depositados 1181 documentos, entre os quais se encontram trabalhos resultantes de projetos de investigação, de eventos de natureza científica e teses de mestrado.
O gráfico seguinte mostra o número total de documentos depositados por cada Instituto Politécnico até maio de 2024.
O aumento contínuo dos documentos depositados é um testemunho da vitalidade e diversidade da investigação que se realiza em todas as áreas de estudo e investigação disponíveis no Instituto Politécnico de Portalegre.
No que diz respeito ao número total de downloads de documento depositados no RCAAP do Instituto Politécnico de Portalegre, até maio de 2024 este é de 1.029.974. Ao longo do tempo tem-se verificado, tendencialmente, uma tendência crescente e expressiva no número de downloads efetuados. Em 2023 foram efetuados 110.145 downloads de documentos depositado no RCAAP do Instituo Politécnico de Portalegre, valor nitidamente contrastante com o registado no primeiro ano em que o Instituo Politécnico de Portalegre integrou o RCAAP (2011), onde registou 342 downloads. Esta evidência revela um interesse crescente na pesquisa e consulta de documentos depositados pela comunidade do Instituto Politécnico de Portalegre, refletindo o compromisso inquestionável do Instituto Politécnico de Portalegre com a excelência académica e a disseminação de conhecimento.
Portugal é reconhecido na Europa pela sua política inovadora em matéria de Acesso Aberto, tendo o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) um papel essencial no aumento da visibilidade das instituições de ensino superior na Internet assim como na rápida expansão dos repositórios institucionais de Acesso Aberto a nível nacional.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
A Web of Science e a SCOPUS são as bases referenciais mais usadas para avaliação da produção científica nas instituições; nestas bases são indexadas as revistas científicas e técnicas reconhecidas a nível mundial.