Formulário de apoio a candidaturas/ideias de projetos

Projetos na área da Sustentabilidade

O Programa Gulbenkian Sustentabilidade quer apoiar projetos que promovam o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com as gerações futuras, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa.

Serão financiados projetos que contribuam de forma direta e mensurável para:

– Assegurar que os interesses das gerações futuras são devidamente integrados nos processos de decisão atuais, através de propostas inovadoras de funcionamento das instituições e/ou de instrumentos de avaliação e divulgação do impacto das políticas públicas no longo-prazo.

– Reduzir a pegada ecológica dos sistemas de produção ao longo de toda a cadeia de valor através da inovação dos processos de produção e dos modelos de negócio e/ou da aquisição de novas competências profissionais.

Promover padrões de consumo mais sustentáveis por parte da sociedade portuguesa através de ferramentas e metodologias inovadoras de sensibilização e de alteração efetiva de comprotamentos.

As candidaturas podem ser submetidas a qualquer momento, até 31 de março de 2022, salvo alteração definida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A avaliação das candidaturas será efetuada semestralmente, da seguinte forma:

– as candidaturas submetidas entre abril e setembro serão avaliadas em outubro;

– as candidaturas submetidas entre outubro e março serão avaliadas em abril.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/grant/projetos-na-area-da-sustentabilidade/

FCT/CAPES: Apoio à mobilidade transnacional

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) financiam a mobilidade de investigadores no âmbito de projetos de investigação em conjunto entre Portugal e o Brasil.

Serão financiados no máximo 10 projetos conjuntos para o biénio 2020/2021 nas seguintes áreas científicas:

– Alterações Climáticas
– Ciências do Espaço
– Ciências do Mar
– Computação Avançada
– Inteligência Artificial
– Medicina Oncológica

O financiamento por parte da FCT destina-se, estritamente, à mobilidade de investigadores participantes nos projetos: despesas de viagem e estadia da equipa portuguesa no Brasil (o montante previsto para cada projeto será no valor de 4500€/ano).

O prazo para submissão de candidaturas termina a 13 de novembro de 2019.

Mais informações: http://www.fct.pt/apoios/cooptrans/capes/

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Internacionalização de I&D – projetos individuais

Encontra-se aberto o concurso para apresentação de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Internacionalização de I&D – projetos individuais, no âmbito Portugal 2020, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020.

As prioridades de investimento (PI) 1.1. e 1.2. do Eixo 1 do domínio da Competitividade e Internacionalização têm previsto entre outros os seguintes objetivos específicos:

– Aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente para a especialização inteligente e visando estimular uma economia de base tecnológica e de alto valor acrescentado, privilegiando a excelência, a cooperação e a internacionalização;

– Aumentar o investimento empresarial em I&I, reforçando a ligação entre as empresas e as restantes entidade do Sistema nacional de I&I e promovendo o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, nomeadamente através do apoio a projetos de suporte à internacionalização da I&D empresarial.

São enquadráveis no âmbito deste concurso projetos inseridos em todas as atividades económicas com especial incidência para aquelas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis ou contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral.

De acordo com o disposto no nº 1 do artigo 68º e no nº 1 do artigo 105º do RECI, as entidades beneficiárias dos apoios previstos são: as empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica e as Entidades não empresariais do Sistema de I&I.

O período de apresentação de candidaturas estará aberto em contínuo.

Pode obter informação detalhada em http://www.poci-compete2020.pt/concursos/detalhe/AAC-11-SI-2015-Internacionalizacao-ID-Individuais

Fundo de Apoio à Comunidade Científica

Foi reaberto o Fundo de Apoio à Comunidade Científica (FACC), um programa especifico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que se destina a apoiar atividades da comunidade cientifica e das instituições, que promovam o seu desenvolvimento e internacionalização.

O FACC apoia atividades em todos os domínios científicos, que estejam excluídas do âmbito do financiamento de outros programas da FCT.

Este programa encontra-se aberto em permanência, no entanto existem diferentes prazos para apresentação de candidaturas de acordo com o tipo de apoio pretendido.

O FACC apoio as seguintes iniciativas:

– Apoio ao funcionamento de sociedades cientificas ou de outras instituições cientificas da mesma natureza (candidaturas abertas até 31 de março do ano a que se referem);
– Apoio à organização de reuniões científicas em Portugal (as candidaturas deverão ser remetidas até 60 dias antes da data de realização da reunião);
– Apoio à edição de publicações não periódicas de natureza científica (as candidaturas deverão ser remetidas com uma antecedência nunca inferior a 60 dias antes da publicação da obra, devendo ser indicada a data prevista de publicação);
– Estímulo à internacionalização da comunidade científica nacional (até 60 dias antes da deslocação).

Mais informações em https://www.fct.pt/apoios/facc/